Loading

Alexandre Vieira da Silva

alexvs1957@gmail.com

O Autor

Alexandre Vieira da Silva nasceu no Porto a 14 de Junho de 1957. Estudou no Porto concluindo o Curso Geral de Administração e Comércio em 1975. Só muitos anos depois, em 2004, retomou a escola para estudar Geografia iniciando o secundário na Escola António Sérgio em Vila Nova de Gaia e posteriormente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Profissionalmente ligado às áreas da higiene e lavandaria industriais sempre se dedicou à escrita, com mais ou menos intensidade.


A escrita é sempre resultante da vivência de algo e da sua vivência no centro desse algo. A escrita, mesmo a imaginária, resulta sempre de uma vivência real, recente ou passado.


Influenciado pela escrita de autores como Joaquim Pessoa, Manuel Alegre, Miguel Torga e muitos outros fora da poesia como Camus, Steinbeck, Hemingway teve e tem ainda a influência forte - talvez até decisiva - nas composições de Bob Dylan, Chris Simpson, Arlo Guthrie, Neil Young... A música sempre associada às palavras.


A fotografia simples e directa é outra das dimensões, esta mais recente, do autor. Sem profissionalismo e usando apenas uma máquina simples em que, até neste caso, alguns botões estão "a mais" para fazer a fotografia.


"Poetar é fotografar com os olhos" registou alguém muito próximo do autor para, de alguma forma, expressar a forma de obtenção das fotografias e simultâneamente as palavras que delas podiam emanar a cada momento.


O autor não utiliza o AO90 por discordar em absoluto do mesmo.


Actualizado em 17/05/2020